Quem sou eu

Minha foto
Sou uma professora de Língua Portuguesa apaixonada pela profissão, que me realizo todos os dias nas minhas salas de aula, na troca de experiências com meus alunos. ENSINAR PRA MIM É VIVER UMA GRANDE PAIXÃO!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Que revólver é esse?

Por Jhônatas - 9° ano B

Certa vez, chegou na antiga Sambra, depósito de cereais em Picuí, um caminhão carregado com sacas de feijão. Cada saca pesava 60kg. O motorista contratou um chapeado para ajudá-lo a descarregar o caminhão. Chapeado é como se chama o cabeceiro que usa uma meia bola de couro na cabeça para facilitar mais o trabalho de carregar coisas pesadas.
Combinado o serviço, o pagamento, o chapeado tomou seu lugar no chão perto da carroceria do caminhão e o motorista subiu para colocar as sacas na cabeça do chapeado. Quando o motorista jogou a primeira saca, mais ou menos a um palmo de altura da cabeça do chapeado, entortou-lhe o pescoço, assim... quase quebrando-o.
Chateado, o chapeado olhou pra cima assim com uns “boticos” de olho e disse:
– Tu é doido, macho? Quer quebrar meu pescoço?
– E tu – respondeu o motorista – num é homem não?
– Sou homem de dar um tiro em você!
–É nada! – e deu de ombros.
O chapeado correu em casa, pegou um revólver 22 todo enferrujado, assim amarrado com arame e voltou à Sambra. Assim que chegou, foi logo avistando o rival em cima do caminhão. Resolvido, apontou o revólver para o cara e desafiou:
– Agora desça desse caminhão para morrer!
– E que revólver é esse seu que não chega aqui em cima? E serei eu que tenho que descer daqui para você atirar em mim? Ora, se enxergue!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

As partes de um artigo de opinião

O artigo de opinião é um texto argumentativo, isto é, opinativo, cujo objetivo central é apresentar um problema de interesse da comunidade, discuti-lo e apontar soluções. Geralmente, o artigo de opinião é publicado em jornais e revistas de grande circulação, por isso seu público alvo é amplo.
O artigo de opinião deve apresentar uma linguagem simples (já que se dirige a um público amplo), mas formal. O articulador (é como se chamam as pessoas que escrevem artigos de opinião) deve ser claro e objetivo ao colocar suas opiniões.
Partes de um artigo de opinião
1. TÍTULO: anuncia o assunto e deve resumir a idéia básica a ser comunicada no artigo. Deve ser criativo.
2. OLHO: aparece em destaque, logo após o título. Deve fazer o leitor ter vontade de ler o texto todo. Pode apresentar o problema que será abordado e antecipar a solução que vai ser apontada. Os dois juntos formam uma espécie de resumo do texto, despertando o interesse do leitor.
3. INTRODUÇÃO: apresentação detalhada do assunto abordado. Existem várias possibilidades de introduzir o artigo (uma citação de comentário polêmico, uma frase de alguém importante na área, um questionamento, um trecho de reportagem ou ainda pode-se começar apresentando diretamente o assunto)
4. CORPO: é o desenvolvimento do texto. Deve conter a exemplificação para o problema que está sendo debatido. Apresentar exemplos, situações é muito importante pra dar veracidade ao artigo e conferir maior credibilidade ao problema evidenciado no texto.
5. CONCLUSÃO:deve apontar soluções para os questionamentos apontados no primeiro parágrafo.